Benefícios da auditoria de manutenção preventiva em indústrias

A manutenção preventiva na indústria é uma parte importante do gerenciamento de instalações.

O objetivo de um programa de manutenção preventiva bem-sucedido é estabelecer práticas consistentes projetadas para melhorar o desempenho e a segurança do equipamento em sua propriedade.

Além disso, a manutenção planejada do equipamento ajudará a melhorar a vida útil das máquinas e evitará qualquer atividade de manutenção não planejada. Um programa bem-sucedido de manutenção preventiva depende da cooperação de todas as partes envolvidas.

Os gerentes de engenharia devem confiar nos conhecimentos, ideias e contribuições de todo o pessoal de manutenção da propriedade.

A implementação de um programa de manutenção preventiva e reforma, no entanto, pode ser demorada e dispendiosa. Isso cria um debate constante sobre se vale a pena instalar um programa de manutenção preventiva.

Mas no final, quando o programa é operado corretamente, os benefícios excedem os custos.

Aqui estão outros benefícios importantes de um programa de manutenção preventiva operado corretamente:

  • O tempo de inatividade do equipamento é reduzido;
  • O número de grandes reparos é reduzido;
  • Melhor conservação de ativos;
  • Aumento da expectativa de vida dos ativos;
  • Elimina a substituição prematura de máquinas e equipamentos;
  • Custos de horas extras reduzidos;
  • Uso mais econômico de funcionários de manutenção;
  • Os reparos de rotina oportunos evitam reparos em larga escala;
  • Melhor segurança e condições de qualidade para todos.

O que acontece em uma auditoria de manutenção e reparo industrial?

Inicialmente, gerentes de manutenção, engenheiros de confiabilidade, departamento de treinamento, saúde e segurança se reúnem para entender sua atual cultura e práticas de manutenção, assim como ouvir as preocupações.

O objetivo é procurar maneiras de reduzir ou eliminar falhas crônicas para tornar seu trabalho não apenas mais produtivo, mas também mais fácil.

Com essas informações, realiza-se uma pesquisa de fábrica para analisar problemas de equipamentos e áreas desafiadoras, como a necessidade de manutenção de redutores, além de identificar novas oportunidades para melhorar a segurança e a eficiência.

Quais falhas crônicas estão lhe custando mais? Há problemas com os fixadores se soltando no equipamento? Você está tendo problemas com rolamentos giratórios? Sua produtividade é afetada por vazamentos de ar ou fluido?

As bombas pneumáticas sempre apresentam problemas? Precisa de manutenção em guindastes, pois eles vivem inoperantes?

Quando essa pesquisa for concluída, será criado um treinamento modular personalizado para atender às suas metas específicas de manutenção e confiabilidade de fabricação.

Esse processo de melhoria contínua inclui a identificação de materiais químicos especiais e adesivos de máquinas, como travadores de roscas, selantes de roscas e gaxetas, compostos de retenção e tratamentos de superfície que podem proteger suas instalações e seus equipamentos contra abrasão, corrosão, avarias e outros problemas, prolongando a vida útil e reduzindo reparos caros.

Quais as vantagens de usar software de gerenciamento de manutenção informatizado?

Supervisionar a manutenção de uma instalação, operação de fabricação ou frota pode ser uma tarefa difícil. A introdução de um software de gerenciamento de manutenção computadorizado melhora a eficiência geral dos departamentos de manutenção, sejam eles grandes ou pequenos.

O software de gerenciamento de manutenção automatizado promove o agendamento de inspeções e manutenção, evitando a ocorrência de problemas de manutenção e reparos caros.

A mudança da manutenção reativa para a proativa também prolonga a vida útil do equipamento e reduz os custos operacionais gerais da função de manutenção.

O software para manutenção e gerenciamento de instalações melhora o fluxo de trabalho e a eficiência, permitindo que você agende, atribua e feche ordens de serviço com rapidez e facilidade.

O software oferece a capacidade de configurar telas de ordem de serviço com os campos desejados, rastreia automaticamente todas as ordens de serviço no sistema e captura o histórico associado a cada peça de equipamento.

Quando um departamento de manutenção é desorganizado, pode ser difícil para os gerentes de manutenção encontrar as peças de que precisam.

Um sistema automatizado permite que os gerentes de manutenção rastreiem os ativos que precisam ser mantidos e configurem o reordenamento automático de peças, para que eles tenham as peças de reposição certas e possam executar reparos rapidamente.

Um software também informa exatamente onde as peças que você precisa são armazenadas, para que você não perca tempo pesquisando nos almoxarifados.

Além disso, o uso de software para manutenção e gerenciamento de instalações elimina a necessidade de papelada e pranchetas, pois o software pode ser configurado para capturar informações automaticamente.

Além disso, a equipe de manutenção pode visualizar todas as informações relacionadas às ordens de serviço em seus computadores ou dispositivos móveis. Portanto, os técnicos de manutenção não precisam procurar em pastas e armários para encontrar as informações de que precisam.

Enfim, empresas de montagem e manutenção industrial que disponibilizam o software de gerenciamento de manutenção computadorizado podem reduzir significativamente as suas horas extras, reduzindo a necessidade de manutenção e reparos de emergência.

Ao agendar a manutenção, a equipe de manutenção pode trabalhar de forma mais eficiente e eficaz. Pense nisso!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *