As variações tecnológicas no dia a dia

Nem só de grandes invenções vive a tecnologia. Afinal, existem pequenas peças e mecanismos que são fundamentais para o bom funcionamento de grandes máquinas e aparelhos importantíssimos para o dia a dia da sociedade.

Nesse contexto, às vezes, pequenas peças são primordiais para que o maquinário de fábricas ou grandes veículos trabalhem em segurança e desenvolvam com maestria a funcionalidade para o qual foram criados

A tecnologia é indispensável na nossa vida. Hoje em dia, não conseguimos viver ou trabalhar sem aparelhos celulares ou e-mails que há 20 anos não existiam.

Desse modo, por meio de tais ferramentas, que nós nos comunicamos com uma pessoa em qualquer parte do mundo, em tempo real e sem interrupções.

Não somente a tecnologia de que se tem hoje fez diferença na sociedade, mas também das primeiras tecnologias desenvolvidas no passado – e que evoluíram para as que conhecemos hoje – para facilitar a vida de produtores rurais, donas de casa e comerciantes.

Com isso, desde o item mais simples e básicos foi possível fazer toda a diferença nos trabalhos manuais e agropecuários.

Nesse contexto, uma peça simples como um Elástico para pasta polionda, por exemplo, foi capaz de auxiliar na rotina dos escritórios.

Estes itens são utilizados em pastas escolares comuns e também por outras pessoas que guardam papeis. Sua função se concentra no fato de que, sem esse elástico, a pasta não serviria pois não manteria em segurança os documentos ou trabalhos que estão dentro da pasta pois todos cairiam.

Existem outros itens importantes e que passam despercebidos em nosso cotidiano como uma mangueira, que tem inúmeras possibilidades e aplicações em vários locais. São algumas dessas aplicações:

  • Irrigar jardins;
  • Condutor de produtos químicos;
  • Conexão entre aparelhos;
  • Distribuição de fluidos.

Além de outras formas de uso no dia a dia, seja por donas de casa, postos de gasolinas, indústrias ou grandes empresas.

Outra pequena peça muito usada no dia a dia das empresas, construções de prédios, residências ou cabos: é a conexão.

O uso mais comum para conectores são cabos e fios em construções e instalações elétricas, também largamente utilizado em obras para fazer conexão entre tubos e encanamentos.

Essas pequenas peças também são muito utilizadas em impressoras. As gráficas, principalmente, possuem um ritmo de trabalho constante e agitado.

Por isso, é necessário manter o maquinário funcionando perfeitamente durante todo o dia para atender às muitas demandas de clientes pequenos e empresas que solicitam seus serviços todo o tempo.

Uma das peças fundamentais para o bom funcionamento de uma impressora flexográfica é o Doctor blade flexografia.

Basicamente, esse acessório é uma pequena peça extremamente importante para o processo de impressão flexografica, sendo responsável por efetuar a “raspagem” do cilindro que transfere o volume de tinta ao clichê.

O modelo dessa peça é uma evolução tecnológica, de um modelo anterior que fazia um trabalho similar a esse. Tal modelo era o sistema doctor roll. Essa peça é imprescindível para uma boa qualidade e velocidade de impressão.

Peças pequenas que desempenham papéis primordiais

Outra peça de suma importância, inclusive para a segurança de motoristas de veículos pesados é o Engate rápido pneumático.

Na prática, essa peça tem como função fazer a conexão entre a mangueira do compressor de ar a outros equipamentos ligados ao sistema de freio do veículo.

Possui três principais modelos que são utilizados em veículos pesados que utilizam sistema de freio a ar, que são eles: engate rápido pneumático com trava, o pino de engate rápido pneumático e o engate rápido pneumático com trava completo.

Os três modelos exemplificados possuem outros dois modelos que são variações de cada peça e suportam uma carga específica de pressão sobre ela.

A utilidade de uma valvula

De modo geral, as válvulas são equipamentos utilizados para controlar o fluxo de gases, líquidos e outros materiais. É muito comum entrar em cozinhas de residências, que ainda utilizam botijão de gás e encontrar uma válvula logo acima da peça, controlando a passagem do gás.

É um equipamento que está presente em todas as construções por necessidades diferentes, com modelos, tamanhos e capacidades diferentes.

Pode ser manuseada de formas diferentes. Pode, por exemplo, ser usadas como torneiras para mangueiras de jardim. Essas são exemplificações simples sobre o uso do aparelho, que pode ter proporções gigantescas como em termoelétricas, hidroelétricas, petroquímicas, etc.

São pequenas tecnologias, que apresentam as mais variadas formas de aplicação, auxiliando grandemente em várias situações diferentes, trazendo segurança e facilidade no dia a dia.

Assim, são peças pequenas, na maioria de baixo custo mas fundamentais para o bom funcionamento de processos importantes em todos os setores: automobilístico, construções, obras, residências. A tecnologia sempre estará presente.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *