As funções das máquinas hidráulicas e pneumáticas industriais

A indústria é muito abrangente e produz os mais variados produtos e bens de consumo para nosso uso diário. Em seus diversos setores, ela faz uso de muitas máquinas e ferramentas que facilitam o dia a dia da produção, garantem mais segurança para os trabalhadores e elevam a qualidade do produto final.

Mas esses equipamentos variam bastante e possuem diversas finalidades nos segmentos industriais em que atuam.

Neste artigo, você poderá conhecer um pouco mais sobre os equipamentos hidráulicos e pneumáticos utilizados pela indústria, suas funções e a sua importância. Confira.

A importância dos equipamentos hidráulicos e pneumáticos

Antes de falarmos sobre alguns dos equipamentos hidráulicos ou pneumáticos utilizados pela indústria, precisamos abordar sobre sua importância.

Nesse sentido, os dispositivos pneumáticos são, atualmente, os principais responsáveis pela produção das empresas.

Trata-se de componentes que fazem uso de gás e um exemplo disso é o ar comprimido que está presente em diversos campos de atuação. A pneumatica traz diversas vantagens em sua utilização, como:

  • Melhoria na produção;
  • Redução de custos;
  • Facilidade de implantação;
  • Resistência;
  • Segurança.

Outra vantagem desses equipamentos é, também, a facilidade de sua utilização, não necessitando de operadores muito especializados.

Mas os equipamentos hidráulicos também são muito importantes para a indústria porque estão presentes nos mais diversos setores industriais, como indústria química, construção civil, além de setor agrícola, alimentício dentre outros.

Esses equipamentos podem ser bombas, motores, comandos, válvulas, dentre outros, sendo os mais utilizados o filtro de óleo, os comandos hidráulicos e as válvulas. O uso da hidraulica traz diversas vantagens, como:

  • Fácil instalação;
  • Rápida e suave inversão de movimentos;
  • Ajustes facilitados;
  • Fácil lubrificação;
  • Grande durabilidade.

Além dessas vantagens, os sistemas hidráulicos apresentam diversas outras em relação à sua aplicação, como fácil regulagem das atividades dentre outras.

Agora que você já entendeu a importância desses dois sistemas e suas vantagens, confira no tópico a seguir alguns equipamentos que pertencem a esses segmentos e que são muito utilizados pela indústria.

Equipamentos hidráulicos e pneumáticos utilizados pela indústria

Existem diversos equipamentos hidráulicos e pneumáticos que são utilizados pela indústria. Um exemplo disso é o engate rápido pneumático, uma peça fabricada em latão e muito utilizada como um adaptador em mangueiras de sistemas de freio e ar.

É usada principalmente quando há diferença entre as conexões, fazendo a junção da mangueira do compressor aos demais equipamentos pneumáticos.

Trata-se de uma peça que oferece solucionar os problemas de adaptabilidade entre mangueiras e conectores.

Outro equipamento bastante utilizado é o tubo pneumático, um tipo de circuito muito utilizado para o transporte de fluidos diversos como líquidos, gases e ar comprimido.

A indústria têxtil e a automobilística são as que mais fazem uso desses tubos, que são versáteis e podem apresentar diversas possibilidades de níveis de pressão e temperatura.

É um produto fabricado em poliuretano, reforçado com componente antioxidante e filtro UV para garantir maior durabilidade e afastar os efeitos corrosivos.

Mas esses não são os únicos componentes utilizados pela indústria. A rebitadeira pneumática também é bastante utilizada, e tem a função de realizar a rebitagem de lonas e sapatas de freios para veículos.

Entretanto, além dessa função, é um equipamento que também controla a força exercida sobre o rebite, contribuindo para a qualidade da sapata de freio, o que evita rupturas, empenamentos, etc.

É um equipamento muito importante para a manutenção de freios, o que facilita o trabalho dos mecânicos e promove muito mais segurança.

Mas é importante ressaltar que existem vários tipos de rebitadeiras, podendo estas utilizarem força pneumática, elétrica, hidráulica ou forças combinadas. Cada um dessas forças, mesmo a eletro-hidráulica, possui um rendimento de trabalho.

Os componentes pneumáticos e hidráulicos utilizados pela indústria, sejam estes para reforçar uma conexão ou auxiliar no funcionamento de diversas máquinas são seguros e fabricados de maneira a priorizar a qualidade e a segurança.

São sempre fabricados com materiais de qualidade, visando uma durabilidade maior quando de sua aplicação.

Os equipamentos industriais possuem diversas funções, mas, independentemente disso, precisam de componentes que auxiliem em seu funcionamento e potencializem suas capacidades.

Os componentes industriais pneumáticos ou hidráulicos são peças-chave para o bom andamento da produção nos mais variados segmentos industriais, portanto são indispensáveis e são adquiridos pelas melhores fabricantes.

Garantir o bom funcionamento de um equipamento é adquirindo componentes hidráulicos ou pneumáticos.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *