A variedade de cabos e sua utilidade na indústria

A indústria é um setor de atividades que são muito importantes para a rotina das pessoas. No universo industrial, existem muitas empresas, de vários setores que realizam diversas operações e tarefas todos os dias, com o objetivo de atender as necessidades dos indivíduos e de outras firmas, com as suas mercadorias.

O uso de máquinas e equipamentos de alta potência é fundamental para conseguir criar produtos em grandes quantidades, com qualidade e otimizando o tempo dos processos produtivos de forma eficiente.

A relevância de um bom maquinário, gera a obrigação das empresas de pesquisarem em muitos estabelecimentos, alguns modelos de equipamentos, ferramentas e máquinas que possam agregar bons resultados a produtividade da empresa.

O maquinário potente é muito importante, mas, para potencializar o seu desempenho, investir capital na compra de alguns componentes para conseguir melhorar a sua capacidade pode ser um diferencial interessante perante as firmas concorrentes que desempenham funções semelhantes as da sua empresa.

Os cabos condutores, são compostos por fios condutores que ficam entrelaçados, proporcionando flexibilidade e força. Existem diversos tipos de cabos, com tamanhos, espessuras e capacidades diferentes uns dos outros.

Pesquisar informações e entender como esse componente pode ajudar nos serviços industriais é muito importante antes de realizar a aquisição.

A importância dos cabos na indústria

Os serviços industriais são essenciais para a vida das pessoas de diversas formas e com finalidades diferentes. Diversos equipamentos que são utilizados diariamente no ambiente de trabalho e no residencial são conectados ou necessitam de um sistema de cabos para funcionarem.

A transmissão de sinal de telefonia, internet, TV e até os elevadores necessitam de cabos para serem utilizados.

O cabo de comando e controle é usado nas instalações fixas de comando, controle e sinalização de cabeamento estruturado, equipamentos elétricos, botoeiras, ligação de máquinas, alimentação, sistemas de microprocessamento de automação, subestações de usinas geradoras, área química, industrial.

Os cabos de comando são colocados em sistemas fixos ou móveis em eletrodutos que podem ficar expostos,embutidos. Mas, é possível colocá-los em painéis elétricos, canaletas, banco de dutos, leitos ou eletrocalhas. Os benefícios do cabo de comando são:

  • Flexibilidade;
  • Resistência aos raios UV;
  • Suporta variações de temperaturas;
  • Não se desintegra em contato com produtos químicos ou umidade.

Os cabos de comando e controle podem ser feitos com blindagem ou não. Os que possuem blindagem são feitos com fita de cobre, fita de aço, fita eletrostática de alumínio, malha de cobre estanhado ou malha de aço. Com esses itens o cabo de comando agrega mais qualidade nas instalações.

O cabo PP é outro modelo muito usado no ambiente industrial. Possui três pontas que servem para conectar os aparelhos com muita segurança ou pode ser usado em serviços de isolamento e instalações de máquinas. As vantagens desse cabo são:

  • Pode ser usado em caixas de som;
  • É uma opção de condutor econômica;
  • Possui duas capas de PVC, aumentando a proteção do cabo;
  • Faz conexões elétricas para diversos setores.

O cabo PP preço varia de acordo com a metragem, ou seja, a quantidade em metros que a pessoa necessita. Por isso, pesquisar em vários locais especializados na venda de cabos elétricos é uma forma de conseguir um preço acessível ou até mesmo comprar o produto em grande quantidade com um custo acessível.

Como os cabos são utilizados na indústria?

Nas instalações elétricas industriais ou residenciais, o uso de cabos é fundamental para fazer a ligação entre o quadro de distribuição e as fontes de alimentação, onde os aparelhos, máquinas e equipamentos são conectados para a utilização.

Os cabos flexíveis e rígidos que são usados nesse tipo de serviço, possuem fios de cobre na sua composição.

O cabo flexivel 6mm é um produto muito usado em instalações fixas e internas de luzes em estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais, pois agrega qualidade nos serviços, possui boa flexibilidade e faz as mesmas funções que um fio sólido.

Existem várias espessuras de fios flexíveis no mercado. O que deve ser considerado no momento da compra é a capacidade de isolamento, ou seja, quanto maior a espessura mais potencial de isolamento o cabo terá.

O cabo flexivel 10mm comparado ao de 6mm possui mais poder de isolar a tensão elétrica terá.

Portanto, com a diversidade de opções e vários tipos de cabos disponíveis no mercado, pesquisar em muitos lugares para conseguir fazer a aquisição dos cabos para a empresa, é uma forma de realizar todas as atividades que necessitam de conexões e funcionamentos com cabos com eficiência.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *