A utilização do alumínio pela indústria

Diariamente, consumimos uma enorme variedade de produtos vindos da indústria. Eles estão em nossas casas, na roupa que vestimos, na comida que comemos, no carro que dirigimos e até nos utensílios, equipamentos e ferramentas que utilizamos.

Mas para que seja possível fabricar uma grande quantidade de produtos diferentes, os segmentos industriais precisam fazer uso de diferentes materiais, como o alumínio.

Parte fundamental na fabricação de diversos itens que utilizamos diariamente, principalmente na construção civil e na fabricação de máquinas, o alumínio, recebe diversos tratamentos para que se transforme em algo útil para os consumidores.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o uso do alumínio pela indústria. Confira.

Uso do alumínio pela indústria

O alumínio é um material extremamente resistente e que está presente na fabricação de diversos produtos. Podemos citar como exemplo a fabricação de panelas, latas de cerveja, refrigerante e suco, dentre diversas outras aplicações.

É um material bastante utilizado porque é resistente a temperaturas variadas como frio e calor, além disso, não é corrosivo e possui grande durabilidade.

As principais utilidades do alumínio pela indústria está na fabricação de itens como:

  • Fabricação de latas;
  • Equipamentos da aeronáutica;
  • Utensílios de cozinha;
  • Fabricação de portas e janelas.

Mas para que seja possível para a indústria fabricar tantos itens importantes tendo o alumínio com matéria-prima, é necessário realizar uma série de procedimentos. No tópico a seguir, iremos falar sobre alguns deles. Confira.

O trabalho industrial com alumínios

Para trabalhar com o alumínio e transformá-lo em uma série de itens importantes em nosso dia a dia, a indústria faz uso de diversos procedimentos. Um deles é a utilização de uma ferramenta conhecida como faca a laser.

Pelo fato de o alumínio ser uma material resistente, é importante usar ferramentas apropriadas para o seu corte, como no caso das facas a laser. Essas facas derretem o material, permitindo, dessa maneira, um corte preciso.

O corte proporcionado por essa ferramenta atende a diversos formatos e necessidades sem prejudicar a estrutura do alumínio. O corte a laser pode ser encontrado no mercado em diversos tipos, como gás laser ou laser de CO², laser de fibra, laser de cristais ou ND.

Cada um desses tipos de laser é usado para atender a uma necessidade específica e também para materiais específicos. Uma das grandes vantagens para as indústrias que fazem uso de cortes a laser está na baixa manutenção que essas ferramentas exigem.

O disco de corte é outra opção para o corte de alumínio, assim como em diferentes tipos de metal como aço, aço inoxidável; materiais de fundição, pedras e materiais não ferrosos.

Mas trata-se de um tipo de corte preferencialmente utilizado em aço inoxidável, por ser uma ferramenta abrasiva com o uso de resinas e fibra de vidro. No entanto, além desses dois exemplos, a indústria também faz uso de diversas outras opções de corte.

Uma das opções mais populares é o disco de desbaste, que é bastante utilizado para dar acabamento profissional.

Além disso, esse disco proporciona maior limpeza de superfícies antes de receberem a solda, desbaste de cordão de solda, remoção de defeitos considerados superficiais, além de rebarbas e imperfeições.

Esses trabalhos realizados pelos discos de desbaste proporcionam um melhor aspecto para o produto final.

Por meio do uso dessas ferramentas e procedimentos, é possível dar origem a diversos produtos, como no caso do perfil de alumínio estrutural. Ele é bastante utilizado para o enclausuramento de grandes áreas, além de proteger máquinas e equipamentos diversos.

O enclausuramento é um procedimento muito utilizado para confinar máquinas que emitem ruídos elevados.

Outro resultado bastante comum por causa do uso de ferramentas e procedimentos que tratam o alumínio é a chapa de aluminio.

As chapas de alumínio são muito versáteis e podem ser utilizadas de diversas maneiras como pisos, portões, telhas, carrocerias de automóveis, dentre diversas outras possibilidades de aplicação.

O alumínio é um material extremamente resistente e durável. Em razão disso, a indústria investe em produtos que o tenham como base.

Como você viu, o uso do alumínio se aplica a diversas necessidades e produtos, mas sua utilização só é possível por causa do uso de ferramentas e procedimentos adequados.

Dessa maneira, a indústria consegue proporcionar ao consumidor um produto de qualidade e de baixo custo para consumo.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *