A presença de cilindros e válvulas na indústria

A indústria é composta por muitos itens. Estes funcionam de maneira coordenada para que tudo possa ser realizado da melhor maneira possível.

São muitas máquinas e peças, e muitas delas exercem papel rotineiro e de essencial importância para o funcionamento de aspectos primordiais deste setor.

As que possivelmente todos conhecem, mesmo que de maneira superficial, são as válvulas e cilindros. Essas peças têm um grande papel em alguns maquinários da hidráulica e merecem ser mais bem conhecidos.

Por isso, neste texto reunimos algumas questões e detalhes relevantes sobre esses itens e como eles participam da vida cotidiana da indústria. Portanto, aconselho que continue com sua leitura e venha conhecer mais dessas peças.

Cilindro pneumático – o que eles são?

Quando falamos especificamente do Cilindro pneumático, estamos tratando de um dispositivo que é devidamente utilizado para que se possa gerar força a partir de uma energia provinda do gás em alta pressão.

Ele se consiste em uma câmara cilíndrica com um pistão móvel e de admissão, com canais de escape.

Assim que o ar comprimido é bombeado para a parte funda da peça, o gás expande, empurra o pistão móvel e gera força.

Ele, que também é conhecido como cilindro de ar, possui algumas vantagens sobre os de sistema hidráulico, e nesse caso, é utilizado em uma variedade grande de aplicações na indústria.

Para que ocorra o seu funcionamento, o gás necessita ser, primeiramente, pressurizado. Esse serviço, normalmente, é realizado por uma bomba.

Elas são utilizadas para forçar um determinado volume deste ar e em um espaço limitado e menor, isso faz com que se aumente a pressão acima do nível atmosférico.

Sendo assim, este ar sob pressão tende a fazer o movimento contrário, ou seja, despressurizar de volta a sua pressão atmosférica inicial. Este movimento produz a energia mecânica.

São exemplos práticos e cotidianos do uso da força pneumática:

  • Pistolas de pregos;
  • Bombas de bicicleta;
  • Freios a ar;
  • Máquinas da indústria em geral.

Se formos comparar os sistemas pneumáticos com os modos hidráulicos, perceberemos uma grande vantagem do primeiro para com o segundo. Os hidráulicos se utilizam de água ou de algum outro tipo de fluído para poder gerar energia mecânica.

Os pneumáticos, liberam o ar de exaustão para o ar circundante, sem precisar exercer preocupações a nível ambiental. Em suma, o ar é de fácil obtenção e de se pressionar. Além disso, também não se necessita a preocupação com vazamentos, etc.

Um problema que podemos citar deste modelo, é a necessidade de operação em alta pressão, serviço este que é perigoso, bem como a presente necessidade de manter o ar sempre limpo e devidamente filtrado.

Válvulas pneumáticas

Continuando o assunto acima, as Válvulas pneumáticas fazem parte do circuito pneumático, são componentes dele. Elas são devidamente designadas para controlar e manipular o devido fluxo de ar, como sua direção, pressão e também a vazão deste.

Esses são os tipos dela: a de Controle Direcional, Reguladora de Fluxo, de Pressão e de Bloqueio.

As direcionais atuam para controlar a parada, a partida e também o sentido do ar. Já as ditas reguladoras, influenciam na vazão que se dá o ar comprimido.

As de pressão atuam na influência da pressão ou são controladas por ela. A chamada válvula de bloqueio é a que libera o ar em seu sentido oposto.

Tanto os atuadores como os componentes do circuito, para que possam realizar as suas aplicações, precisam ser acionados conforme desejamos obter o seu uso ou de uma maneira previamente programada.

Manutenção de cilindros

Em situações onde se necessite a realização da Manutenção de cilindros, se caso a camisa e a haste estiverem em boas condições, será necessário apenas a troca das vedações.

Por isso, a circularidade da camisa deve ser analisada, porque qualquer deformação irá criar passagens de fluido através da realização de vedação do dito pistão.

A manutenção se mostra necessária para manter os aspectos e funcionamentos da peça nas melhores condições de uso possíveis.

Não só na indústria que os cilindros e válvulas pneumáticas se mostram altamente úteis, mas também em nosso cotidiano, marcando presença nas peças comuns de utilização rotineira.

São ótimo itens, e devido a isso, é necessário que as suas devidas manutenções ocorram de forma periódica, para que não se prejudique o restante do maquinário que os utiliza.

redator Autor