A importância dos equipamentos de medição e manutenção

No ramo industrial, os instrumentos de medição tem um papel muito importante em diversas áreas e segmentos, já que proporcionam medidas exatas de materiais e instrumentos usados. Em todo esse processo, eles ajudam a verificar com exatidão as variáveis importantes, para que todo o trabalho alcance o resultado esperado.

Dessa forma, para que tudo ocorra bem, existem diversos aspectos que devem ser considerados a fim de que tudo esteja dentro da legislação ou da norma que regulamenta questões de trabalho.

Instrumentos de medição e vantagens

Tudo que envolve segurança do trabalho é estabelecido por normas.

Assim, as normas asseguram os trabalhadores e são muito importantes para que acidentes e transtornos sejam evitados na execução de serviços.

Muitos trabalhos no ramo industrial envolvem riscos para os operadores, por isso, existem diversos instrumentos que aumentam a produtividade e reduzem as chances de eventualidades negativas, como é o caso dos instrumentos de medição.

Respeitar todos os dispositivos informados nas normas regulamentadoras é fundamental, pois é isso que promove um trabalho mais tranquilo para todos os envolvidos.

Assim, cumprindo o disposto na legislação, também fará com que se evite problemas com processos trabalhistas e até mesmo questões de responsabilidade civil ou penal no futuro.

De um modo geral, os instrumentos de medição são dispositivos utilizados para verificar todas as variáveis necessárias para a execução de determinada função ou cumprimentos das normas requeridas.

Há uma infinidade de aparelhos para as mais diferentes medições, desde a medição de temperatura, vento e som, até índices de luminosidade e gases de um ambiente, vibrações em máquinas e pessoas, além do registro gráfico térmico.

As normas regulamentadoras determinam certos valores que devem ser respeitados para garantir a segurança do trabalho. A única maneira precisa de determinar tais valores é por meio de instrumentos de medição de confiança. Por esse motivo, esses instrumentos precisam passar por um processo chamado Calibração de instrumentos de metrologia.

Um fator muito importante para se utilizar um instrumento de medição é que ele tenha passado por manutenção preventiva.

A manutenção, como o nome sugere, assegura que o equipamento está apto para manuseio, assegurando os operadores que os utilizam e os resultados obtidos.

Assim, a manutenção de maquinas é fundamental em qualquer equipamento que possui chances de manuseio de operadores.

Segurança e eficácia

A manutenção preventiva é uma revisão esporádica e sistêmica que acontece em equipamentos. O processo é baseado em histórico de quebras em funcionamento, ou histórico de revisões periódicas realizadas.

Normalmente, a periodicidade está estabelecida em manuais operacionais e técnicos, nos quais os fabricantes recomendam tais revisões.

Equipamentos requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva, pois é preciso garantir para a operação que ele funcione e, principalmente, seja confiável.

Esta garantia não é apenas quanto à integridade do equipamento, que o mantém disponível para operação, mas também de segurança, pois a não realização da correta manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas.

Por isso, é preciso realizar a manutenção, seja ela como manutenção de grampeadores ou de outros instrumentos.

Com os instrumentos de medição, é possível calcular diversas variáveis que ocorrem em um ambiente de trabalho, respeitando a dignidade dos funcionários que trabalham no espaço.

Desse modo, é importante que os instrumentos estejam sempre calibrados, assim facilitarão muito os trabalhos a serem realizados, além de criar um ambiente com menos riscos.

A calibração de instrumentos de medição resume as atividades realizadas para garantir a confiabilidade dos resultados de medições, ou seja, se as medidas realizadas nos processos estão corretas e podem ser utilizadas.

Para que um aparelho consiga medir com precisão e exatidão, é necessário realizar a calibração dos instrumentos.

Esse processo deve ser feito periodicamente, sendo que os intervalos devem ser pensados de forma estratégica, para que não haja gastos desnecessários com calibrações adiantadas e nem prejuízos com erros de medição devido à falta de calibração dos instrumentos.

Existem muitas vantagens no processo de calibração. São elas:

  • Segurança e qualidade do produto;
  • Reaproveitamento de materiais;
  • Redução do custo operacional;
  • Segurança para a empresa e funcionários.

Outro equipamento muito importante na indústria e em seus processos é a Lixadeira pneumática, um equipamento utilizado em larga escala.

Trata-se de uma solução potente e perfeita para executar o processo de lixamento, proporcionando um acabamento eficiente dos produtos e peças

Esse serviço pode ser utilizado em toda a indústria, em diversos segmentos. Assim, fica evidente a importância de utilizar os equipamentos corretos no ramo industrial, já que são eles que vão definir a qualidade do material produzido, além de assegurar a vida dos operários.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *