4 peças rotativas utilizadas na indústria

A indústria conta com muitos tipos de equipamentos. Enquanto uns são enormes e essenciais para o processo produtivo, outros são pequenos e servem para otimizar o trabalho.

Assim, são milhares de maquinários e ferramentas que existem nesse mundo. Por conta disso, hoje trouxemos alguns tipos de materiais rotativos que facilitam a vida dos trabalhadores industriais.

1. Roldana concava

A roldana concava tem a função de facilitar o arrastamento de determinados objetos. Isso porque ela é uma tipo de peça que possui rolamentos e pode ser instalada nas partes inferiores de diversos tipos de ferramentas.

Uma delas, bastante conhecida pela população em geral, é o box de vidro. Aquelas pecinhas que ficam em sua parte debaixo e permitem que ele deslize são as roldanas.

Portas e janelas de vidro também contam com essa peça.

Apesar de precisarem de uma espécie de furo para sua aplicação, elas são fáceis de ser instaladas e trazem muito mais praticidade para o local.

Uma Chapa de ferro e alumínio também podem receber essa peça para deslizarem de maneira mais fácil.

Alguns dos locais em que se pode instalar as roldanas são:

  • Box de banheiro;
  • Portas e janelas;
  • Vitrines;
  • Sacadas de vidro;
  • Esquadrias.

2. União rotativa

Utilizada mais especificamente no setor industrial, a uniao rotativa tem a função de transferir água, vapor, óleo, entre outros elementos, para uma máquina.

Assim, de maneira mais clara e resumida, ela retira essas substâncias de um local fixo e passa para outra peça rotativa, porém de uma máquina. Algumas indústrias que utilizam esse material são:

  • Indústrias de papel;
  • Indústria têxtil;
  • Indústria química;
  • Indústria de borracha;
  • Indústria de plástico;
  • Indústria de impressão.

Outras máquinas, como guindastes, também utilizam a união rotativa.

Assim, é um tipo de peça muito importante e muito comum no dia a dia industrial. Isso porque elas são as responsáveis pela alimentação das máquinas dos elementos citados (água, vapor, ar, etc).

3. Barra redonda Sae 1020

A barra redonda Sae 1020 é uma barra de aço que é normalmente utilizada em indústrias mecânicas.

Por seu formato cilíndrico, ela também pode ser aplicada em locais rotativos. O padrão Sae quer dizer que essa peça contém, além de aço, manganês, fósforo, carbono e enxofre, em composições limitadas. Caso contrário, ela não pode levar o nome “Sae”.

Ferramentas, máquinas e eixos são aplicações mais comuns da barra. Aliás, qualquer aplicação que exija baixo teor de carbono pode utilizar essa peça, por conta de sua pequena composição (até 0,23%).

Apesar de ter grande qualidade e usabilidade, é um produto de baixa dureza. Por conta disso, não é implementada em todos os tipos de fabricações.

4. Escova rotativa

A escova rotativa é uma ferramenta bastante utilizada em indústrias para o acabamento de superfícies.

Para isso, existem diferentes tipos de materiais que compõem a escova. Elas podem ser feitas de aço carbono ou inox, de latão, de nylon, entre outros elementos. Cada uma delas é indicada para determinados tipos de funções.

Por ser feita de diferentes tipos de materiais, pode ser aplicada em diferentes tipos de indústria, desde médicas até aeroespaciais.

As escovas industriais cilíndricas também são utilizadas para a limpeza desses ambientes, que precisam, muitas vezes, de um trabalho mais pesado e profundo.

Inclusive, as escovas industriais tem a capacidade de eliminar detritos e sujeiras de lugares com maior resistência. As escovas de nylon, por exemplo, são ótimas para atuarem em locais de muita tração, já que são resistentes à esse tipo de função.

Além disso, elas possuem uma vida útil longa. Elas podem ser utilizadas tanto em ambientes secos como em ambientes molhados.

Já a escova de aço é ideal para retirar ferrugem e limpar locais muito sujos.

Polimento e retirada de tinta são outras funções desse tipo de escova. Existe mais de um modelo de escovas de aço e cada uma é feita para determinada atividade. O mais indicado é primeiro saber o objetivo para depois adquirir o material correto.

Importância de peças para a indústria

Como vimos, existem diversos tipos de opções de materiais e ferramentas industriais. Trouxemos apenas algumas delas, que facilitam o nosso dia a dia e o cotidiano industrial.

Conhecer essas peças pode nos ajudar a compreender melhor os processos de produção. Além disso, entender o que cada uma faz possibilita um entendimento maior sobre sua importância e necessidade.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *