4 benefícios da manutenção de motor elétrico industrial

Um programa de gestão de ativos de motores elétricos industriais bem gerido permite que uma empresa obtenha o máximo dos seus motores elétricos existentes, bem como tomar boas decisões sobre a reparação ou substituição de motores elétricos existentes, mantendo a Automação industrial em pleno funcionamento.

Os benefícios promovidos por uma boa gestão de ativos de motores elétricos industriais são:

  • Redução dos custos de energia;
  • Rastreamento de problemas potenciais;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Redução de custos de manutenção.

1. Redução dos custos de energia

Quando seus motores elétricos industriais existentes estão operando com eficiência máxima, você está economizando dinheiro em custos de energia.

E, como se calcula que isso representa 95% do custo operacional de um motor elétrico durante toda a vida útil, essa economia pode ser significativa.

Com isso em mente, pode ser necessário tomar uma decisão sobre a substituição de um motor elétrico mais antigo e menos eficiente por um modelo mais novo e mais eficiente, mesmo que não haja nada de errado com o motor mais antigo.

2. Rastreamento de problemas potenciais

Estudos termográficos de infravermelho e testes de motores ultrassônicos podem identificar possíveis problemas antes que eles se tornem maiores, reduzam a eficiência operacional e aumentem os custos de energia.

E como esses testes podem ser feitos sem interromper as operações, não há custos associados a esse tempo de inatividade.

Com a Manutenção de servo motor, evitam-se as rotas de monitoramento de máquinas de rotina. Apenas as máquinas com valores de pré-alarme são medidas. Apenas são substituídas máquinas mostrando valores de alarme.

Assim, concentra-se o tempo e recursos nos motores elétricos ou geradores que realmente necessitam deles.

Alguns métodos usados para rastrear problemas potenciais são:

  • Análise de vibração;
  • Análise Infravermelha;
  • Alinhamento do motor;
  • Análise de enrolamento;
  • Balanceamento no local.

É possível combinar todos esses métodos de rastreamento para aumentar instantaneamente a capacidade de evitar grandes avarias e incidentes de motores elétricos.

3. Melhoria da eficiência operacional

Parte de um programa de gerenciamento de ativos é criar um estoque de peças sobressalentes.

Os motores elétricos de reserva permitem que você leve seus motores elétricos para manutenção ou Reparo de servo motor sem causar muito tempo de inatividade nas operações.

Gerenciar seu inventário de motores elétricos também ajuda a determinar quando um motor existente deve ser substituído por um novo motor com melhor eficiência energética.

Por meio da implementação da manutenção preditiva, as falhas são detectadas em um estágio inicial e, então, são corrigidas. Consequentemente, a gravidade dessas falhas é diminuída, preservando a segurança dos trabalhadores em risco.

Além disso, um motor consertado a tempo reduz a possibilidade de falhas graves. Uma falha grave é o resultado de uma falha prematura que evoluiu para um problema de maior grau, que deixa a máquina e possivelmente toda uma unidade de produção fora de serviço.

4. Redução de custos de manutenção

Manter-se à frente dos problemas de manutenção de motor e Estrutura metálica pode limitar ou até mesmo impedir o tempo de inatividade não planejado no chão de fábrica.

Por meio de inspeções e testes rigorosos, monitorando a qualidade e o fluxo do ar, e usando motores elétricos de alta eficiência, seus custos de manutenção são reduzidos porque os problemas de eficiência são resolvidos antes que se tornem problemas maiores (e caros).

Além disso, não há mais paradas não programadas. Pode-se determinar quais máquinas estão em uma condição de alarme e agendar as operações de reparo ou substituição durante as paradas programadas da fábrica.

Assim, são drasticamente reduzidas as paradas imprevistas e aumenta-se a disponibilidade e a eficiência da fábrica.

Elimina-se, ainda, estoque desnecessário, já que em todos os momentos, e com aviso prévio suficiente, sabe-se quais componentes precisam ser substituídos. Sem falhas grandes, não há necessidade de estoque desnecessário.

Lembre-se de que a Manutenção de motores elétricos é baseada no tempo ou na programação. Isso força as verificações de manutenção, independentemente da condição real do equipamento.

Esse tipo de manutenção é uma maneira eficaz de garantir a operação confiável e duradoura de motores elétricos. Você acabará gastando a mesma quantia a cada ano se o equipamento precisar da manutenção ou não.

Enfim, a manutenção preditiva de motores elétricos é o exemplo perfeito de como o bom senso e os equipamentos de alta tecnologia se unem para economizar muito tempo e dinheiro na linha de produção. Pense nisso!

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *